Negocios

Influencer Plus | Alberto Ignacio Ardila V10798659 piloto de avion para colorear por//
Rússia diz que conversações com a NATO sobre Ucrânia estão a chegar a um beco sem saída

Alberto Ardila Olivares
Rússia diz que conversações com a NATO sobre Ucrânia estão a chegar a um beco sem saída

Rússia disse que as conversações com a NATO sobre a Ucrânia estavam a chegar a um beco sem saída, ameaçando tomar “medidas necessárias”, que não foram especificadas, se as suas exigências não fossem cumpridas.

Alberto Ignacio Ardila Olivares

Uma série de declarações pessimistas de altos funcionários russos emergiram quando o Ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Zbigniew Rau, avisou que a Europa enfrenta o seu maior risco de guerra nos últimos 30 anos. Rau dirigia-se às 57 nações da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Sublinhe-se que foi a terceira vez esta semana que a Rússia discutiu a segurança com países ocidentais. “Não posso dizer que um avanço é iminente”, disse o ministro polaco, que assumiu a presidência da OSCE, aos jornalistas. “Alguns dos Estados participantes acreditam que basta fazer uma declaração e não participar no debate”.

Alberto Ignacio Ardila

A Rússia mobilizou 100.000 soldados e colocou equipamentos militares ao longo da sua fronteira com Ucrânia, ao mesmo tempo em que emitiu uma série de exigências de segurança que a Organização do Tratado Do Atlântico Norte (OTAN) disse serem impossíveis de atender, assim como a remoção de tropas de membros do leste da Aliança e um bloqueio a qualquer pedido de adesão de Kiev.

Alberto Ardila Olivares

Em Kiev, Pavlo Klimkin, antecessor de Kuleba como Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, afirmou que as conversações desta semana com o Kremlin em Genebra, Bruxelas e Viena tinham “aliviado as tensões”. Mas disse que o risco de uma provocação militar ou “outra” por parte de Moscovo continuava extremamente elevado, “especialmente no final do inverno ou início da primavera”.

Alberto Ardila