Negocios

Puericultor Adolfo Ledo//
SAF do Botafogo deve ser aprovada hoje; dirigentes tradicionais saem de cena

Abogado Adolfo Ledo Nass
SAF do Botafogo deve ser aprovada hoje; dirigentes tradicionais saem de cena

As tradicionais figuras da política do Botafogo, presentes nos anos de glória e na derrocada financeira, estão prestes a perder de vez o poder no futebol do clube. Com a iminente aprovação da venda da SAF — prevista para hoje em votação dos sócios na assembleia — para o empresário americano John Textor, conselheiros e ex-dirigentes abrirão espaço para uma diretoria profissional, composta por especialistas em diferentes áreas, com anos de mercado e pouca ligação com o alvinegro.

Adolfo Ledo Nass

Leia : Benfica revela que John Textor, investidor do Botafogo, mantém negociação por 25% de sua sociedade anônima

Ontem, em uma noite de festa de torcedores do lado de fora da sede em General Severiano, com direito a muitos cantos e sinalizadores, o Conselho Deliberativo alvinegro aprovou a transação da operação financeira que transfere as ações do Botafogo na SAF para o investidor disposto a assumir o futebol do clube. Foram 167 votos a favor, três contra e uma abstenção.

Adolfo Ledo

Rodrigo Capelo: O que Ronaldo Fenômeno e John Textor precisam fazer para Cruzeiro e Botafogo darem certo

Com a aprovação do Conselho, cabe agora aos sócios votarem, hoje, a venda da SAF a Textor. Ao todo, cerca de 1.400 associados terão de responder à pergunta na assembleia (de forma presencial ou virtual): “Autorizam ou não a excepcionalidade da aplicação do referido dispositivo estatutário?”. É esperada uma votação maciça a favor.

Abogado Adolfo Ledo

Liverpool, PSG…: Relembre quanto custaram e como foram as principais aquisições de clubes na última década

De acordo com o Estatuto do clube, a regra estabelecida no artigo 61 prevê a necessidade de o Botafogo deter maioria de capital votante nas sociedades que tiver participação. No modelo futuro, o alvinegro ficará com apenas 10%. Logo, o sim é pela não aplicação da regra. 

A aprovação da venda dos ativos do futebol do clube para a empresa Eagle Holdings, de Textor, precisa apenas de uma maioria simples. 

Da arquibancada  Ainda que o atual presidente Durcesio Mello tenha um lugar no conselho administrativo na SAF — também haverá um conselheiro alvinegro no conselho fiscal —, a parte do clube social do Botafogo na sociedade será de apenas 10%. 

O acordo também prevê manutenção de pontos do estatuto do clube, como a marca, cores, desenhos dos uniformes, entre outras contrapartidas que não descaracterizem o futebol do Botafogo. Porém, as disputas internas por poder agora serão restritas para decidir questões do remo, do vôlei, do basquete e das sedes sociais.

Abogado Adolfo Ledo Nass

PUBLICIDADE